sábado, 2 de junho de 2012

Cochonilha

(ceroplastes formicarius)

As cochonilhas são pequenos insectos, de poucos milímetros, pertencentes à ordem hemiptera. Alimentam-se dos fluidos vegetais (seiva elaborada) possuindo, para o efeito, um aparelho bucal perfurador-sugador. Actuam nas folhas, frutos,  ramos, chegando algumas a atacar os troncos das plantas e até mesmo as raízes. Causam assim grandes prejuízos enfraquecendo muitas vezes as plantas e, em casos extremos, chegam mesmo a matar algumas.

Existem imensas espécies de cochonilhas (cerca de 2.000) , muito diferentes umas das outras, tanto quanto à forma como quanto ao tamanho e à cor e até mesmo no que se refere ao ciclo de vida,  mas podemos considerar dois grandes grupos: as que possuem carapaça designadas por Diaspididae e as que a não possuem. As primeiras (hemiptera: coccoidea) chegam a alcançar populações enormes transformando-se em graves pragas para os culturas.

Umas passam por metamorfose completa e outras incompleta. A da cochonilha da raiz, por exemplo,  é incompleta (ovo, ninfa e adulto), sendo a sua reprodução partenogenética, as fêmeas adultas produzem ovos fertéis sem necessidade de copular. A incubação dura apenas 60 minutos. Dos ovos eclodem as ninfas que ao fim de 40 dias ficam cochonilhas adultas, que vivem até 60 dias. Chegam a ocorrer cinco gerações anuais.

A  cochonilha-carmim é das que passam por metamorfose completa (ovo, larva, pupa, e adulto). Do seu ovo eclode uma pequena larva a "ninfa migrante", com 0,8mm, que se move a grande velocidade e é facilmente disseminada pelo vento. Acabam por se fixar e, depois de passarem pelos sucessivos estádios, originam machos e fêmeas adultos prontos para copular e se reproduzirem. O macho tem asas e morre após a cópula. As fêmeas morrem após a postura que chega a atingir os 600 ovos.  exceptuando a fase da "ninfa migrante" mantêm-se fixas à planta.


Reino:             Animalia
Filo:                Arthopoda
Classe:            Insecta
Ordem:           Hemiptera
Superfamília:   Coccoidea
Família:          Coccidae
Género:          Ceroplastes
Espécie:         C. formicarius

                           
                           Imagens captadas em Carcavelos numa sebe de escallonia rubra











Enviar um comentário