(Coccinella Septempunctata) Linnaeus,1758
Joaninha é designação comum dada a insectos coleópteros da família coccinellidae. Com o corpo oval, têm cabeça pequena com duas manchas brancas laterais, seis pernas muito curtas e asas membranosas revestidas de quitina e com cores vistosas. O seu comprimento é de 7 a 8 milímetros.
Os adultos distribuem-se pelas culturas, onde procuram as presas de que se alimentam. Passam por metamorfose completa. As fêmeas efectuam posturas diárias de 20 a 50 ovos, durante a Primavera. A eclosão ocorre até cinco dias depois. Decorridos cerca de 20 dias, ao estado larvar segue-se a pupa, que, por sua vez, atinge o estado adulto após 12 dias. As fêmeas adultas estão aptas a iniciar a postura ao fim de 10 dias. Durante o Inverno hibernam em locais protegidos, perto dos campos onde se alimentam.
Pulgões, piolhos, moscas da fruta e outros insectos nocivos para as plantas constituem a sua dieta alimentar. Na sua qualidade de predadoras de pragas são grandes aliadas dos agricultores.
Existem à volta de 4500 espécies e 350 géneros identificáveis pela cor e pelas pintas da carapaça.
Algumas espécies, por alguns, consideradas invasoras nos EUA foram, afinal, lá artificialmente introduzidas com o fim de se fazer o biocontrole de pulgões. Existe, aliás, um florescente negócio que consiste na sua comercialização.
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Hexapoda
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Subordem: Polyphaga
Família: Coccinellidae
Género: Coccinella
Espécie: C. Septempunctata
Imagens captadas na Quinta da Casa Nova, Cortiçadas, Montemor-o-Novo
Sem comentários:
Enviar um comentário