segunda-feira, 12 de maio de 2014

Sapo-comum (amigo-de-hortelão)

(Bufo bufo) - Linnaeus, 1758

Este anfíbio, de pele verrugosa no dorso e granulosa no ventre, com quatro dedos nos membros anteriores e cinco nos posteriores, é possuidor de grande robustez . O macho pode atingir 15 cm de comprimento e a fêmea 20 cm. 

O ritual do acasalamento  ocorre durante as chuvas primaveris. Por ser mais corpulenta é a fêmea que escolhe o parceiro. O seleccionado agarra-se a ela com força e não a larga durante semanas, mesmo que seja agredido. Cada fêmea chega a depositar até 8.000 ovos escuros, envoltos num substância gelatinosa.

Alimenta-se sobretudo de invertebrados: borboletas, abelhas, centopeias, lesmas e minhocas. 

Visto que nascem no meio aquático, respiram por brânquias na primeira fase de vida. À medida que vão surgindo as patas posteriores  vão-se atrofiando as brânquias dos girinos e após a formação dos membros anteriores passam a respirar por pulmões. Paralelamente mantém em todas as fases do seu desenvolvimento a respiração cutânea. É um animal de sangue frio (temperatura variável), com a pele fina, desprovida de pelos.

Aparece também referido pelas designações de: Batrachus spinosus, Bufo bufo gredosicola, Bufo bufo spinosus, Bufo rubeta var. robustior, Bufo vinearum, Bufo vulgaris var spinosus e pelobates wilson.


Reino:  Animália
Filo:     Chordata
Classe: Amphibia
Ordem: Anura
Família: Bufonidae
Género: Bufo












Sem comentários: