quinta-feira, 26 de abril de 2012

Percevejo (bug)

(Oxycarenus lavaterae) Fabricius, 1787
Percevejo é a designação comum a grande diversidade de insectos da ordem dos hemípteros e da subordem dos heterópteros. Caracterizam-se por terem as asas anteriores parcialmente endurecidas e em parte membranosas. Quando em repouso as asas posteriores são cobertas pelas anteriores. A maioria das 25.000 espécies conhecidas são fitófagas (alimentam-se de sucos de vegetais), havendo, no entanto, alguns que são hematófagos (alimentam-se de sangue). Há ainda outras espécies menos numerosas que são: micetófagas (comem fungos), algófagas (comem algas) e predadores (comem insectos). O seu aparelho bucal, perfurador e sugador, está perfeitamente adaptado ao modo como se alimentam.

A metamorfose dos percevejos é incompleta: dos ovos surgem as ninfas que são ápteras (desprovidas de asas), que sofrem mudas até atingirem o estado adulto.

Regra geral constituem pragas que causam grandes prejuízos à agricultura. Porém, existem algumas espécies que, por se alimentarem de lagartas e outros insectos menores, desempenham um papel importante como protectores das culturas. 

As imagens, que podem ser vistas em baixo, são da espécie O. lavaterae. Pode encontrar-se na França, Italia, Suissa, Austria, Ex-Jugoslávia, Espanha, Portugal e na região Afro-tropical.


Reino:             Animalia
Filo:                Arthropoda
Classe:            Insecta
Ordem:           Hemiptera
Subordem:      Heteroptera
Infraordem:    Pentatomorpha
Superfamília: Lygaeoidea
Família:          Lygaeidae
Subfamília:     Oxycareninae
Género:          Oxycarenus
Espécie:         O. lavaterae

                    Imagens captadas na Quinta da Casa Nova, Cortiçadas, Montemor-o-Novo






Sem comentários: