(Oxycarenus lavaterae) Fabricius, 1787
Percevejo é a designação comum a grande diversidade de insectos da ordem dos hemípteros e da subordem dos heterópteros. Caracterizam-se por terem as asas anteriores parcialmente endurecidas e em parte membranosas. Quando em repouso as asas posteriores são cobertas pelas anteriores. A maioria das 25.000 espécies conhecidas são fitófagas (alimentam-se de sucos de vegetais), havendo, no entanto, alguns que são hematófagos (alimentam-se de sangue). Há ainda outras espécies menos numerosas que são: micetófagas (comem fungos), algófagas (comem algas) e predadores (comem insectos). O seu aparelho bucal, perfurador e sugador, está perfeitamente adaptado ao modo como se alimentam.
A metamorfose dos percevejos é incompleta: dos ovos surgem as ninfas que são ápteras (desprovidas de asas), que sofrem mudas até atingirem o estado adulto.
Regra geral constituem pragas que causam grandes prejuízos à agricultura. Porém, existem algumas espécies que, por se alimentarem de lagartas e outros insectos menores, desempenham um papel importante como protectores das culturas.
As imagens, que podem ser vistas em baixo, são da espécie O. lavaterae. Pode encontrar-se na França, Italia, Suissa, Austria, Ex-Jugoslávia, Espanha, Portugal e na região Afro-tropical.
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hemiptera
Subordem: Heteroptera
Infraordem: Pentatomorpha
Superfamília: Lygaeoidea
Família: Lygaeidae
Subfamília: Oxycareninae
Género: Oxycarenus
Espécie: O. lavaterae
Imagens captadas na Quinta da Casa Nova, Cortiçadas, Montemor-o-Novo
Sem comentários:
Enviar um comentário